Cidade de Escada-PE

Bandeira-escadaHistória

Evolução histórica do municípo                                    

Cidade. 

Brasao-escadaPrimitivamente o município foi uma aldeia de índios das tribos Potiguaras, Tabujarés e Mariquitos. O nome Escada provém da capela erguida por missionários da Congregação do Oratório, vinda de Portugal para a catequese dos índios. Como a capela estava localizada no alto do terreno, foi construída uma escada para dar acesso a um “nicho” em louvor a Nossa Senhora d’Apresentação, que ficou conhecida como Nossa Senhora da Escada. O distrito de Escada foi criado pela Carta Régia de 27 de abril de 1786 e por Lei Municipal em 06 de março de 1893. A Lei Provincial nº 326, de 19 de abril de 1854, criou o município de Escada, com território desmembrado do município do Cabo de Santo Agostinho. A sede municipal foi elevada à cidade pela Lei Provincial nº 1.093, de 24 de maio de 1873. É formado pela Sede Administativa, distritos de Massuassú e Frexeiras.

Geografia

REC-ESCAspectos físicos
  • Área do município: 348,8 km²
  • Participação no território do Estado: 0,35 %
  • Altitude – 109 m
  • Latitude – 08 Graus 21 min. 33 seg.
  • Longitude – 35 Graus 13 min. 25 seg.
  • Distância da capital: 63 km

 Limites geográficos

  • Norte: Cabo de Sto Agostinho e Vitória de Santo Antão
  • Sul: Sirinhaém e Ribeirão
  • Leste: Ipojuca
  • Oeste: Primavera

Fonte: FIDEM, Perfil Municipal e Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PE.

 População

  • 59.850 habitantes
  • 21.050 domicílios

Fonte: Contagem da população 2007 – IBGE

Hidrografia

A rede Hidrográfica da cidade e está contida na Bacia do Rio Ipojuca que nasce no agreste na Serra do Pau D’arco, na cidade de Arcoverde, com uma extensão de 250km. Flui em regime intermitente, recebe em sua paisagem pelo município água dos afluentes: Rio Pirapama, riacho Sapucagy e Riacho das águas.

Clima

O clima é do tipo tropical, quente e úmido, chuvoso com verão seco e chuvas de inverno. A partir do mês de maio até agosto observam-se abundantes precipitações pluviométricas, sendo os meses de maio a junho mais chuvoso.

Relevo

Apresenta sua geomorfologia relevo nitidamente ondulado e inclinado para o oeste, o solo identifica-se com dois grupos principais que são: barro vermelho e o massapê, favoráveis às atividades agrícolas como: o cultivo da cana-de-açúcar.

 Economia

Entre 184 municípios de Pernambuco, Escada é, atualmente, o 23º PIB estadual, constituindo-se na maior arrecadação e um dos melhores IDHs da região mata-sul do estado. Destacam-se na geração deste PIB a indústria de transformação, a agropecuária e comércio e serviços, nesta ordem.

Dados da Agência Condepe / Fidem confirmam o setor industrial como a principal atividade econômica de Escada, representando quase 37% do PIB municipal, com destaque para o álcool da cana-de-açúcar e metal (inox), seguido, pelos setores de agropecuária e serviços.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município têm cadastradas 12 indústrias em funcionamento no município e uma indústria de grande porte do setor de tubos e conexões em fase de implantação.

Com a inclusão do município no Território Estratégico de SUAPE, a melhoria da infraestrutura do Distrito Agroindustrial e uma logística privilegiada, estima-se que nos próximos cinco anos, pelo menos 10 novas indústrias deverão se instalar na cidade.

 Turismo

Além da rica história e da beleza arquitetônica dos velhos engenhos, Escada tem atrativos naturais como Quedas d`agua, nascentes de riachos, bicas, corredeiras e alguns resquícios da Mata Atlântica brasileira. Isso sem contar com o artesanato local, a culinária típica e o movimentado calendário de festas populares da cidade que inclui as festas juninas e a tradicional Cavalgada em abril.

Hino do município de Escada

Hino do município de Escada
Letra por Maria José Leão Portela Gomes
Melodia por Maria José Leão Portela Gomes

Despontaste audaz e alvissareira
Ó inefável, cidade hospitaleira.
O teu nome Escada enaltece
O teu povo e a Pátria Brasileira.
Despontasfe audaz e alvissareira
Ó inefável, cidade hospitaleira.

Tuas ínvias matas verdejantes
O fulgor e limpidez do teu rio
Os primórdios irmãos ameríndios
Da lembrança, a bravura e o brio.

Os barões, engenhos e casarios
Belas paisagens de canaviais
Para orgulho dos nossos ancestrais
Foste Princesa dos Canaviais.

Tua história ostenta conquistas
Um passado de luta e vitória.
E também tu tiveste momentos
De infortúnio em tua trajetória.

Ouves logo o brado do teu povo
Destemido e cheio de clamor.
Que anseia um progresso contínuo
E recrudesça assaz o labor.

Ó insigne cidade que apraz,
de outrora guardas a memória.
cujo tempo não apaga jamais,
tua história, tradição e glória.

78 Comentários Add your own

  • 1. Jones Manoel  |  agosto 9, 2009 às 2:17 pm

    ” SOU DE ESCADA E TENHO ORGULHO DE SER ESCADENSE.
    MORO NO BAIRRO DO RIACHO MAS PASSO POUCO TEMPO NA CIDADE PORQUE MILITO EM UM MOVIMENTO SOCIAL E VIAJO O BRASIL INTEIRO.
    AGORA MESMO ESTOU EM GUARAREMA NO ESTADO DE SP, E SÓ VOLTO PRA PERNAMBUCO EM DEZEMBRO.
    ôoooo TERRAAAA BOOOA!!

  • 2. cleidson jose ribeiro da silva  |  agosto 30, 2009 às 5:26 pm

    ESCADA PRECISA DE UM NOME DA MATA SUL, TA NA HORA DOS ESCADENSES PENSAREM NISSOOOOOOOOOO!!!!!!

  • 3. Edjanara Lísia  |  setembro 13, 2009 às 5:31 pm

    tenho orgulho em ser Escadense,moro aqui na cidade da Escada desde que eu nasci…

  • 4. stefan hoerst  |  outubro 7, 2009 às 6:42 am

    Olá Francisco, nice greetings from Germany.
    Espero que possa me ajudar. 20 anos atrás, eu passei minhas férias em Escada. Minha família era Portela-Gomes. A família tem 3 filhos Wileman, Washington, Wellington, estefania e uma filha. Infelizmente, não tenho os números de telefone endereços de e-mail. Gostaria de fazer contato novamente. Eu apreciaria se você poderia me ajudar. Talvez você sabe mesmo da família.
    Muito obrigado antecipadamente. resposta que eu aprecio muito.

    Stefan hoerst
    stefan-hoerst@versanet.de

  • 5. Nara Alves  |  novembro 23, 2009 às 6:35 pm

    Meus bisavos sao Escadeses e minha familia nao tem informacao algumas deles, adoraria ter alguma ajuda para procurar. Nao vivo no Brasil e por isso fica mais dificil. Meus bisavos eram proprietarios de um sitio que se chamava Sitio das Mocas na estrada para o Sitio das Mocas. tambem conhecido como Quele. Minha mae fala que as pessoas mais velhos devem lembrar de alguma coisa, pois ele era conhecido O nome dele era Clementino Burgos da Silva ( Quele) & Antonia Cordolina Burgos da Silva ( pretinha) tiveram 4 filhas e 1 filho Paulo.Morreram e deixaram as filhas novas no sitio. Eles foram enterrados no Cemiterio da cidade. Nao tenho datas pois minha avo falava que depois de uma enchente eles perderam tudo, certidao de nascimento de casamento etc .Fico grata por qualquer informacao minha avo era a mais nova das filhas e nasceu +- 18.08.1914 faleceu 14.06.1983

  • 6. joao savio dos santos limaj  |  abril 24, 2010 às 7:45 pm

    Caro Chico Rocha, saudações.

    Na década de 60, eu conheçí uma poesia que na época era ensinada na escolas de Escada, era de autoria de alguem da velha guarda que no momento eu não lembro; era conhecida co: Poesia de Escada que dizia o seguinte:
    (Início)
    Nascestes de Potiguares, Mariquitos e Tabajares
    O povoado fora fundado e a Cidade Emancipada..
    (Finaliza-se assim:)
    Orgulhosos somos nós
    De no teu solo ter nascido
    Tú formas um pedacinho
    Do nosso Brasil querido

    (OBS), Onde lê-se Potiguara na História de Escada, deverá ser corrigido para POTIGUARES, que era uma das três tribos quederam oígem a nossa cidade de Escada
    Parabens por fazer valer as nossas origens!!!.

  • 7. joao savio dos santos limaj  |  abril 24, 2010 às 8:20 pm

    Caro Chico Rocha, quero complementar que a tribo Mariquitos ficava localizada nesta área próximo a ladeira dos Marequitos, proxima a atual ponte Barão de Jundiá, motivo pelo qual é chamada de Ladeira do Marequitos, a Tribo Potiguares localizava-se naqule área que e conhecida por Cai -Côco, e que oas indios Potiguares eram verdadeiros artesões na arte de trabalhar com o barro massapê, por este o motivo de que naquela área permaneceu a tradição de trabalhar o barro nas olarias.
    Potiguares: Índios pertencentes a étnia Potiguar , existentes em divérsos locais do Brasil, já a tribo Tabajares que é da étnia dos Índios Tabajaras, localizava-se no rumo entre os bairros do Viradouro e Riacho do Navio, conforme iensinamentos que nos eram passados nas escolas na época!!!
    Observe que todas as três Tríbos eram localizadas às másgens do Rio Ipojuca, e por falar no Rio Ipojuca vç conhece o Pouço do Sino, a Pedra Navio localizada após a ponte ferroviária por tras do antigo Engenho Mangueira, eu estive lá na minha infancia,,,

  • 8. joao savio dos santos limaj  |  abril 24, 2010 às 8:44 pm

    Cícero Dias , primo ilústre do Dr. Luiz Dias Lins, na década de 70 eu estive várias vvêzes na Casa Grande do Engenho Sapucají e conhecí de perto uma das obras do Cícero, é um quadro à óleo que foi presenteado pelo piintor a seu primo Luiz…sob o título de
    ¨Menino Empinando Pipa¨. -Interessante que em 1975 o Dr. Luiz já possuia o quadro e o mesmo ficava na sala, em 2004 eu estive mais uma vês na casa e o quadro permanecia no mesmo lugar, nesta ocasião eu comparecí para realizar uma cobertura jornalistica do Jornal Âncora e a Rede Globo com o Projeto
    Pernambuco Quero Te Ver, com o grandioso reporter Francisco José, para recordar este feito guardo fotos que tirei na Casa Grande e Fita VHS do Programa que foi ao Ar.num
    dia de sábado, alguns mêses apos a reportagem ter sido ffeita…

  • 9. franciscorocha  |  abril 26, 2010 às 3:06 pm

    Meu caro amigo!

    como é bom saber que existem pessoas que admiram a cultura de um povo quase esquecida, as velhas e antigas tradições da época, Escada tem muita coisa para ser mostrada, parabéns pelo teus comentarios, são comentários como os seus que enriquecem ainda mais nossa cultura e nossa vontade de mostrar o que nossa cidade tem de bom e ainda tem a oferecer por sua velha e antigas tradições.

    cada pessoa contribuindo com a sua parte para não deixar esta historia morrer

    Lançamento Nacional do Livro¨” Escada, Riqueza de Pernambuco”,do Escritor Luis Minduca

    O Livro retrata o município de Escada em todos os seus aspectos: Geográfico; Turístico; Histórico; Econômico; Cultural bem como suas personalidades como Cícero Dias, Samuel Campelo, Tobias Barreto entre outros.

    A Historiadora Mariinha Leão com o Hino da Cidade de Escada aprovado pela Câmara Municipal e incentivado pelos artistas locais, e seus livros de contos e outros artistas que vivem no anonimato que relatam e mostram a riqueza que Escada tem.

    E estou aqui para mostrar para o Brasil e o mundo que amo minha querida Cidade Escada por isso dou essa minha pequena parcela de contribuição.

    abraços

  • 10. beatriz  |  abril 27, 2010 às 8:00 am

    oi so Escadense estou escrevendo isto na aula de computasão sou da Escola costa e silva e quero que vc que fez este sait um dia posa visitar aqui meu colegio, agradeso se vc tever o privilegio de vim mim conhecer e meus colegas da 6b beijocas♥…

  • 11. Cinthia estefani  |  abril 27, 2010 às 8:07 am

    OI EU SOU DE ESCADA TENHO 11 ANOS EU ESTOU ESCREVENDO ISSO NA AULA DE COMPUTAÇAO ESE SAITE QUE VC FEZ É MUITO BOM ESPERO QUE VC VENHA CONHECER A eSCOLA COSTA E SILVA NA SÉRIE 6B E MIM CONHEÇA

  • 12. franciscorocha  |  abril 27, 2010 às 9:27 am

    Ola Cinthia e Beatriz, é uma honra meus arquivos fazer parte dos estudos de voces na área de computação, em breve irei conhecer vocês sim!

    continuem estudando indo em busca de novos conhecimentos.

  • 13. joao savio dos santos limaj  |  maio 1, 2010 às 10:15 pm

    Caro Fscº Rocha, parabens pelas boas novas da querida Escada, mais duas nova s Industrias que se instalarão em bréve e que trarão mais divisas ao município, desejo que Escada volte a ser uma cidade em destaque com fora outrora quando eu ouvia pela divulgadora Municipal de Escada o seguinte slogan na voz da locutora da época; “Socorrinho”, quando anunciava diariamente: “Escada, Terra dos Barões, Princesa dos Canaviais”, infelizmente as duas Irmães Gigantes dormiram o sono eterno, me refiro às Usinas Massauassú e Barão de Suassuna, que por décadas garantiram a sustentabilidade de um povo honesto e trabalhador tornando Escada um destaque na monocultura da cana-de-açucar bem como na produção da Indústria Sucro-Alcooleira, e que em homenágem a estes fatos marcantes para a História de um Povo e um Lugar, escrví “Usinas Massauassuna” o qual foi editado no Jornal Âncora, do Cabo de Stº Agostinho, onde distribuí exemplares em Escada, nada mais justo a fazer pela minha cidade natal…
    -Falar em José Luiz Minduca é reviver uma época onde o mesmo viveu em sua residência a Rua Barão de Jundiá, no alto da ladeira dos Marequitos, filho ilustre do Sr. Nogueira, comerciante estabellecido no pé da ladeira da Matriz, também me traz ao final dos anos 80 e começo de 90, quando o mesmo trebalhou como atendente e escrevente no Cartório do 1º Distº de Escada/ PE. do inequecível José Maria Chaves (In-memorian), onde eu também trabalhei lá… – Tive o privilégio de ler o 1º l´´ivro de Zé Luiz, o lìvro de Poesias intitulado FRAGMENTOS” ,(Não tenho o lívro, tomei por empréstimo, estimaria ter um, bem como do que será lançado !).
    Caro Prof} Chico Rocha, agradeço a sinceras palavras a mim dirigidas, parabéns o seu blog será sempre visitado por mim e demais Escadenses, e voçê provou que sabe fazer bem feito!!! Em brve estarei enviando um material de minha autoria, anteriormente citado.
    Cordialmente: João Sávio dos Santos Lima.
    Cabo de Stº Agostinho, onde nasceu o Brasil!!!

  • 14. joao savio dos santos limaj  |  maio 2, 2010 às 11:30 am

    Fscº Rocha, este é para retificar o título do lívro de poesias que o Zé Luiz escreveu, não foi Fragmentos e sim COLETÂNEA DE FRAGMENTOS!

    Cordialmente, João Sávio dos Santos Lima.

  • 15. uirapuan luiz  |  maio 27, 2010 às 10:24 pm

    gosto deste site, moro no rio de janeiro hà mais de 20 anos e gostaria que manndem se possivel fotos atualizadas dessa minha cidade ou em que site posso achar . desde já agradeço

  • 16. Rosa Regina  |  junho 18, 2010 às 12:31 pm

    cara Francisco essa cidade de Escada custou a minha falmilia um apartamento não que a cidade fez isso mas um crapula que infelismente é natural dai.me envolvi com ele e como muitas mulheres carente que existem por esse Brasil a fora me apaixonei loucamente, e para estar com ele fiz as maiores besteiras que uma mulher pode fazer, indo parar nas mãos de agiotas sem escrupulos que terminou minha mãe tendo que vender nosso apartamento para pagar dividas que não eram delas, mais mãe é ,mãe não é? hoje graças a Deus esztamos nos levantando eu tenho tristes recordações dessa cidade.mais de qualquer forma foi um prazer um grande beijo.

  • 17. edilene caetano  |  junho 18, 2010 às 9:19 pm

    foi miss sesi no ano de 1978 morei na vila operaria min casei no ano de 1980 com marcos pica pau jogava bola no time do sesi na epoca ,ainda tenho familia nesta cidade historica quando posso sempre estou presente em eventos .atualmente moro no janga ha 26 anos estou casada a 30 .minha filhla no ano passado fez um trabalho muito bonito pra faculdade falando sobre a cultura de escada cicero dias engenhos cajueira ficou belissino .inventou ate uma festa para ser comemorada ao festival do acari .mas nao teve apoio pra ser promovida . beijos

  • 18. mariana pricila  |  julho 1, 2010 às 4:59 pm

    eu moro aqui em frexiras e gosto da qui pena que eu viajo muito

  • 19. DANIELE  |  julho 30, 2010 às 10:01 am

    A PREFEITURA DE ESCADA PRECISA COLOCAR UMA CENTRAL TELEFONICA , POIS VC PASSA HORAS TENTANDO LIGAR PAR A 35341400 OU 35341046 E NAO SE CONSEGUE

  • 20. Suzi/Monica  |  outubro 1, 2010 às 10:19 am

    Preciso que envie por e-mail algumas atividades da cultura popular da nossa cidade. E o que predomina como popular? Quem são as pessoas mais conhecidas que fazem arte e cultura em nossa cidade?

    Um abraço

  • 21. nadia  |  novembro 25, 2010 às 4:44 pm

    Sou Assistente Social em Taipu RN e estou com um caso para ser resolvido. A pessoa que estou tentando auxiliar está socialmente vulnerabilizada e solicitou intervenção para ajudá-la. Porém necessito de um email do Cartório de onde ela nasceu, segundo ela, o nome do local é “Primavera Escada” – PE. Já tentei de algumas formas conseguir o email de um cartório que tenha comarca neste local ou próximo a este local. Se alguém puder me auxiliar nesta busca eu agradeço muito!

  • 22. edilson  |  dezembro 19, 2010 às 10:14 am

    tenho mateiral muito antigo que conta a historia dos baroes de escada, encontrada em arquivo, documentos como historia do barao de suassuna/barao de vitoria/ foto casas grandes do eng. matapiruma e diversas historia da época dos baroes em escada. (cópia de documentos originais.)

  • 23. edilson  |  dezembro 19, 2010 às 10:17 am

    nadia, sou de escada e conheço a cidade de primavera, fica aqui bem perto, não tenho esse email mai se eu poder ajudar, entra em contato comigo, posso ir até primavera e ver se consigo alguma coisa. (ditoevs@gmail.com)

  • 24. juliete  |  janeiro 17, 2011 às 7:52 pm

    resposta para nara alves gostaria de lhe comunicar que minha familia conhece o citio da moça provavelmente conhecem as pessoas de lá moro em são paulo mas tenho contato com eles sempre.se quiser saber mais entre em contato.

  • 25. Neia Lima  |  fevereiro 11, 2011 às 3:31 pm

    Cara Francisco Rocha,
    Estou com viagem marcada para Recife, vou a procura de informações dos meus avos maternos, que segundo minha mãe já falecida o pai dela morou e faleceu em Escada perto de um quartel militar ou uma reserva militar por volta de 1915 ou 1917.
    Bem, o que eu gostaria de saber se por acaso vc. sabe me informar, qual o cartório que possa ter o registro de óbito destes anos e o nome de um hospital público daquela epoca.
    Fico no aguardo de uma resposta o mais breve possível
    E meus parabens pelo blog.
    Neialima

  • 26. Sueliton  |  março 11, 2011 às 5:53 pm

    Caro Francisco e amigos, sai de Escada com 03 anos de idade, até hoje procuro por minha mãe e irmãos, o nome dela é BENEIAS VIEIRA DA SILVA, sei também que fui registrado no cartório de escada. Por favor, quem puder me ajudar a localizar minha família, eu agradeço muito. Sueliton

  • 27. Gladisson Barbosa e Silva  |  abril 7, 2011 às 9:18 pm

    Prezado Chico Rocha,
    A Lei Provincial Nº 326 de 19.04.1854 criou o município de Escada, desmembrado do Cabo de Santo Agostinho. Existe algum registro de prefeitos e conselheiros municipais daquela época? Estou interessado em saber o nome do prefeito e dos conselheiros municipais do ano de 1860 especificamente.
    Muito grato por qualquer informação.

    Gladisson

  • 28. JAILSON SERRÃO DE CARVALHO  |  abril 15, 2011 às 9:00 pm

    Moro em Brasilia-DF , gostaria de saber se tem algum Escadense morando aqui também, estudei no Eraldo Gueiros e me formei em 1985 , em Contabilidade. Estudei na Católica de PE, Bacharel em contábeis . abraços

  • 29. Jailson Serrão  |  abril 15, 2011 às 9:02 pm

    Moro em Brasilia DF, gostaria de saber se tem algum Escadense aqui

  • 30. Tathiane  |  abril 27, 2011 às 11:54 am

    oieee, será que vs pode me dar outras informações sobre os índios tabajares, é que estou precisando fazer um trabalho sobre eles e aqui tem poucas informaçoes, bjooos viss.

  • 31. Tathiane  |  abril 27, 2011 às 12:16 pm

    mee manda mais informações sobre os índios, por favor.

  • 32. EDUARDO  |  maio 7, 2011 às 9:23 pm

    Caro Francisco,sou Escadense mas mudei há muitos anos para morar em outra cidade ,sinto muita falta do tempo de escola,na epoca eu estudava no ginasio nossa senhora da escada,conhecido como colégio das freiras,gostaria muito de ter contatos com pessoas que estudaram na minha epoca,eu estudava numa turma a noite muito badalada,alguns dos meus colegas de sala,doutor,marcelo draga,joelma,argemira,avani,ana,teresa cristina,marcio,enfim esses são alguns que eu me lembro,professor paulo de dona lindete,dona adja(em memoriam),irmã eucaristia,gostaria muito muiito,de ter contato com pessoas que foram dessa epoca,ja que as coisas agora ficaram mais faceis com a internet, quem sabe eu posso ter essa alegria,alguem lê essa mensagem e possa compartilhar comigo,lembro que na epoca da festa da padroeira,ficamos muito euforicos ,pois da nossa sala dava pra ver todo movimento,ai que tempo bom, rsss ,tenho uma irmão que foi misss escada 1978,por sinal ela representou muito bem a cidade (EDILENE) na epoca moravamos no bairro do matadouro um bairro muito humilde ,mais que me tras boas recordações,um abraço Francisco fique com Desus, espero que eu possa ter sucesso e encontrar pessoas que possam ter estudado comigo!!!

  • 33. amanda  |  maio 20, 2011 às 1:05 pm

    eu moro en escada cidade maravilhosa
    mas so uma coisa e que fauta os pontos turisticoa ,cinema,museu, e mais coisas .pois so tem prasas.
    mas eu tenho orgulho de ser escadenceeeeeeeeeee:)
    beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssspara escadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…………

  • 34. amanda  |  maio 20, 2011 às 1:09 pm

    sou escadense e tenho orguuuuuuuuuuuuu

    escadense sempre

    AMANDA

  • 35. edileuza  |  maio 25, 2011 às 9:20 pm

    amo minha terra escada onde nasci escada fica em PE te amO morei no bairro alto são sebastião e estudei no colegio agricola ! te amo minha cidade abençoada !

  • 36. MARCONE WANDERLEY DA SILVA  |  maio 28, 2011 às 8:29 am

    Moro em Escada e atualmente tenho vergonha dos nossos governantes que deixam a cidade virá pó e lama, nossas ruas estão esburacadas e nossa gente necessitando de um verdadeiro administrador não de banana e melância

  • 37. gilson  |  agosto 14, 2011 às 4:18 pm

    Olá !!!!!!!!! Edleuza e amigos de Escada. Fiquei feliz por V.ter estudado no Agricola. Eu studei lá em 90 e me formei. Muitos me conhecem pelo sobrenome “Justino”.Gostaria de ter contato c/ outros. Está cidade é simples mas, muito agradável. Aliás, simpliciade sempre éééé bom.

  • 38. henrique  |  setembro 7, 2011 às 6:00 pm

    o desfile de 7 de setembro foi muito desorganisado as melhores escola foi a escola de frexeira e a de timbuasu e a pior foi a escola costa e silva

  • 39. fl  |  setembro 7, 2011 às 6:03 pm

    jandelson você um otimo prefeito mais porfavor mude a diresão da escola costa e silva porque ela não e uma boa diretora .

  • 40. Sidney Junior  |  setembro 12, 2011 às 4:15 pm

    Grande Chico… Lembra de mim? Curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrícola… Aonde eu acho material sobre os barões que eram da cidade de Escada, quais eram as famílias nobres de Escada… etc. Eu tinha lido semana passada na internet mas não lembro qual foi o site… agora não encontro mais… afff

  • 41. jorge eduardo  |  setembro 21, 2011 às 10:05 pm

    Chico Rocha vc esta de parabens , por este seu trab

    Tambem sou escadense , prof e faço pesquisas sobre , fatos historicos e fotos de antigos casarões que já ñ existem , gostaria de receber , se possivel algumas informações e qualquer material . abraços
    Jorge Eduardo

  • 42. misael  |  setembro 24, 2011 às 6:59 pm

    Ola, meu nome é Misael Santiago e amo muito esta minha terra.Tenho sempre em minha cabeça que o segredo do crescimento é reconher nossas raizes.Parabens povo Escadense, Avante!

  • 43. r.r.o da s.  |  outubro 29, 2011 às 8:47 pm

    chico rocha vç esta de parabens por este seu trab tanbem tenho orgulho de ser escadense mas a usina cachoerinha destruiiu varios casarao estoricos de nosos monicipios como casarao do eng matapiruma barao velho e quer destruir ocasarao de do eng limuerinho e outros que conta a istorias do nosso municipios e as autoridades de nosso municipios nao faz nada

  • 44. Andrea  |  novembro 12, 2011 às 7:20 am

    Olá, Francisco Rocha, gostei do seu Blog, sou uma amiga do José Luis Minduca, porém perdi todos os meus contatos em relação à ele, estou precisando entrar em contato com ele, tenho uma das primeiras cópias do 1º livro escrito por ele COLETÂNIA DE FRAGMENTOS, assinado e enttregue em mãos por prórprio. Caso você possa intermediar esse nosso encontro ficarei muito grata. Meu é Andrea Machado Dantas, moro em Maceió/AL, EMAIL : andreavida.andrea@hotmail.com.

  • 45. Daylanne  |  novembro 23, 2011 às 5:02 pm

    Sou de Escada e tenho orgulho de ser escadense moro aqui desde os 02 anos.

  • 46. Fernanda  |  dezembro 7, 2011 às 3:52 pm

    Olá adorei o blog,estou procurando parentes e a unica informação que tenho é que minha avó veio de escada com minha mãe mto pequena,sou carioca e não sei nada da cidade além das coisas que leio em blogs.Gostaria de pedir por gentileza,caso alguém queira e possa me ajudar,me passem nome e telefone de radios,prefeitura,algo que me possa ajudar a encontra-los. meu email é : nanda_liimatainen@hotmail.com

  • 47. Samuel Albuquerque de Mendonça  |  janeiro 19, 2012 às 12:04 pm

    Não sou de Escada, mas meu interesse pela cidade se deve ao fato de meu falecido avô, Capitão Nelson Cavalcanti Lopes de Albuquerque ser um filho desta ilustre cidade.
    Ele nos contava histórias da época em que era criança e eu ficava sonhando em um dia conhecer sua cidade natal.
    Parece que chegou a hora. Gostaria de receber informações sobre a cidade. Se alghuém ler esse cometário entre em contato pelo meu email samumend@yahoo.com.br, para trocarmos informações.

    Obrigado

    Samuel Albuquerque de Mendonça
    Juiz de Fora – MG

  • 48. Marcelo  |  janeiro 23, 2012 às 3:15 pm

    Resido em escada a 2 anos, a cidade realmente é hospitaleira, mais deixa a desejar nas questões de urbanização, turismo e cultura. Quem vem a escada há de encontrar muita sujeira tanto politico como urbano, ruas emburacadas, praças quebradas sem lazer para as famílias escadenses. Verba se tem muito, escada é tido como a 27° cidade mais rica do estado de pernambuco, mais na realidade rica não é a cidade de escada, rico é o senhor prefeito ladrão e corrupto que a 8 anos deixa a cidade em estado de calamidade publica e ninguém faz nada para impedir o poder e a crueldade do senhor ladrão e prefeito JANDELSON CORREIA. Escada só terá a grandeza de ser uma cidade bem organizada quando esses corruptos tanto o prefeito e sua equipe nojenta for realmente excluída da cidade. aos turistas que vem a cidade deem uma passada no hospital da cidade e vejam o esquecimento dos escadenses e a situação precária da saúde de escada. onde foi o dinheiro, para o bolso do prefeito e sua esposa mere golveia, que roubam descaradamente as verbas publicas escadenses. temos que dar um baixo nisso.

    CARO SAMUEL, NÃO PECA SEU TEMPO PENSANDO EM CONHECER ESCADA, VOCÊ IRÁ SE DECEPCIONAR MUITO, NO TEMPO DE SEU AVÓ A SITUAÇÃO ERA OUTRA. ELE NÃO TINHA O LADRÃO DO PREFEITO PARA GOVERNAR A CIDADE.
    obrigado.

    MTCR. MORADOR REVOLTADO COM A CORRUPÇÃO E ROUBALHEIRA DA CIDADE DE ESCADA PERNANBUCO.
    Escada- PE

  • 49. JUDAS TADEU CORREIA DE LIMA  |  janeiro 28, 2012 às 11:10 pm

    Olá! Pessoal morei um tempo aí mas estou fora à mais de 20 vinte anos creio que um dia eu voltarei para esta cidade.
    Tadeu

  • 50. jane margarete calheiros da silva lima  |  fevereiro 19, 2012 às 6:08 pm

    prezado chico rocha, seu bolg está otimo.sou de escada e sinto muitas saudades
    de minha terra.pois mim casei e vim morar em paulista PE, para matar um pouco a saudade,estou sempre olhando seu bolg e o tirandoonda,assim fico informada de tudo.eu morava na rua vigario simão, conhecida como ladeira da igreja,filha do finado carlos cabral.um abraço.jane margarete 19/02/2012

  • 51. franciscorocha  |  fevereiro 20, 2012 às 7:16 am

    Ola Jane,seja bem vinda!

    Fico feliz por sua visita, sempre é bom matar saudades dessa cidade de tradições e hospitaleira.

    abs,

  • 52. Pamela  |  março 15, 2012 às 1:49 pm

    Parabens pelo blog.eu gostaria de enformacao sobre um rapaz que tim uma borracharia na pista bem proxima ao posto de gasoline,o nome dele e jose conhecido como se…ele tinha vendido e ido para sao paulo+a familia ainda estar ai,irma,irmao,subrinhos.eu so filha dele+nunca vi ele.pamela vanessa deodato do n.enformacoes:pameladeodato23@hotmail.com,moro em maceio obrigado!

  • 53. ilzagomes de lima  |  março 17, 2012 às 12:38 pm

    so escadse ate morre

  • 54. ilzagomes de lima  |  março 17, 2012 às 12:39 pm

    olhar todos escadese um bjão atodos

  • 55. Henrique G B Corrêa  |  março 17, 2012 às 1:54 pm

    Toda minha ascendência materna, Rêgo Barros, é de Escada.
    Estive no início deste ano em Escada a procura de parentes Rêgo Barros.
    Infelizmente estive num dia de domingo, e toda a cidade descansava.
    Parece-me que o Fernando Rêgo Barros da TV Globo é de Escada. Estou à procura de pessoas Rêgo Barros, bem como de informações sobre o passado do município. Sei que o meu bisavô, que se chamava Joaquim Sebastião do Rêgo Barros, tinha o apelido de Quincas Pau Seco, ao que me consta, porque vivia no Engenho Pau Seco. Quem tiver alguma informação sobre o assunto, mande-me mensagem por favor. Antecipadamente agrado. Henrique Guilherme de Barros Corrêa.

  • 56. renildo  |  março 31, 2012 às 7:39 pm

    ola cormu a cirdadi di pernabuco ista

  • 57. suzana  |  abril 14, 2012 às 7:21 pm

    Sou escadense e faz muitissimo tempo q n visito escada,saudades do cheiro da minha terra!queria ver mais fotos da cidade,onde posso encontrar?
    gracias.

  • 58. thamires  |  abril 17, 2012 às 5:31 pm

    fiz esta pesquisa sou escadense de escada ameii

  • 59. João Ntonio dos Santos  |  maio 7, 2012 às 11:20 pm

    Sou de Escada, Nascí no Sitio de Dona Qiuitéria e me criei lá, pois sou filho dela,acho que o nome dala não deveria ser esquecido apesar de terem destruido o sítio e fiseram dele uma favela que me faz doer ocoração. Ao chegar a entrada de Escada e ver o estado em que se encontra, é como se parte da minha vida tivesse sido destruída. Pouco é o que resta. Infelismente só resta a casa e uma palmeira imperial que plantei. Isto é: Se ainda não a destruírão. Sou concluinte da da utima turma da Escola artesanal e comcluinte da primeira turma do ginásio Industrial. Meu nome é João Antonio dos Santos (jas.bandeiras@hotmail.com0

  • 60. gildete rego barros  |  maio 22, 2012 às 9:43 pm

    sou neta de joão do rego barros e isabel da conceição,filha de ludgero do rego barros ,gostaria de conhecer parentes próximo.

  • 61. alberico lopes  |  maio 23, 2012 às 11:09 pm

    Olá chico parabéns pelo blog,acessei esta pesquisa pois Escada fará aniversário amanhã,morei muitos anos na Vila Operária,minha mãe ainda mora (Sônia)sinto saudades da vida pacata(que não é mais),que possamos neste ano escolhermos os verdadeiros represantantes políticos e olhem Escada com o progresso e não como caixa (02)…Parabéns a todos escadenses e os ausentes.MUITA PAZ E SORTE A ESCADA !!!!!Alberico Lopes.

  • 62. JOSE CANDIDO DA SILVA  |  agosto 12, 2012 às 5:04 pm

    JOSE CANDIDO DA SILVA [ CHAMADO DE GONZAGA ] MOREI NO BAIRRO COQUEIRINHO; EU CONVIVIE MUITO COM UMA FAMILIA DOS CAVALCANTE , SEBASTIAO , AVELINO ., JOAO DA SAPATARIA . EPOCA BOA CIDADE BOA MAS HOJE EM DIA NAO ESTAR ESAS MARAVILHAS POR LA MAS MIM ORGULLHO DE SER ESCADENCE ;;;;;;;;;;;;;

  • 63. Keylha Rafaely  |  novembro 21, 2012 às 6:04 pm

    Sou de Escada tenho orgulho de dizer mas temos que falar mas sobre nossa cidade tem o casarão, que é um ponto turistico em Escada! Seria bom se vc publicasse sobre ela!

  • 64. Junior Alvez  |  fevereiro 19, 2013 às 11:44 pm

    Deixa de besteira cada

  • 65. Junior Alvez  |  fevereiro 19, 2013 às 11:46 pm

    Pessoal vamos ter coinsiencia de que precisamos escrever um portugues bem dizido para ser entedidos.

  • 66. selineide  |  março 8, 2013 às 10:40 pm

    Boa noite à todos!
    Meu nome é Selineide Bezerra, moro em São Lourenço da Mata, sou Engª Agrônoma e aluna do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE. Faço estágio na ETE Luiz Dias Lins e estou gostando bastante de conhecer a cidade, que se revela aos meus olhos muito mais graciosa do que poderia imaginar, sempre que me sobra um tempinho, tento conhecer um pouquinho mais da cidade e tudo que discubro me encanta. Gostaria que os moradores de Escada deixassem mais contribuições neste blog para que assim, pessoas como eu, passam conhecer um pouco deste município tão belo. Abraços!!!

  • 67. franciscorocha  |  março 11, 2013 às 2:51 pm

    Boa tarde Sileneide, seja bem vinda a nossa querida cidade!

    Continue acessando e dando sua parcela de contribuição, desde ja agradeço.

  • 68. Bufalo  |  março 13, 2013 às 3:36 pm

    Queria deixar aqui um apelo para q os responsáveis pela segurança e manutenção da pista de cuper que fiscalizem a mesma pois esta se tornando um local de posto de trafico de drogas e anoite um motel.Pessoas andando de moto e cavalo no meio dos pedestres onde o local é só para pratica de caminhadas ……………….

  • 69. roberta  |  abril 18, 2013 às 11:54 pm

    eu gosto nuito de escada mas eu não tenho muitas oportunidade mas eu gosto muito daci com lucresil gomes escada vai avança beijos escada eu ti amo.

  • 70. C.MESTRE GIBI (CICERO)  |  maio 6, 2013 às 4:23 pm

    PRA MIM É UMA HONRA SER ESCADANSE, EU AMO ESSE TERRA QUERIDA.NÃO É A TOA QUE DESENVOLVO UM TRABALHO CULTURAL VOLUNTARIO, A MAIS DE 28 ANOS, COM AULAS DE PERCUÇÃO E CAPOEIRA E HISTÓRIA. E VAI DURAR ATÉ A MINHA MORTE,MAIS NÃO VAI ACABAR PORQUE COM CERTEZA OS ALUNOS VAI DAR CONTINUIDADE A ESSES PROJETOS CULTURAIS MARAVILHOSOS,E DE TÃO RELEVANTES IMPORTANCIA PARA A EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE,UM ABRAÇO A TODOS, SALVE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA…………………..

  • 71. Daina Kedma  |  maio 23, 2013 às 10:25 am

    parabéns pelo trabalho! é muito bom ficar sabendo a historia da nossa cidade escada.

  • 72. Estevao Carlos G. de Miranda  |  maio 23, 2013 às 10:14 pm

    Ola, sou tambem nascido na cidade de Escada, e tenho quase toda minha familia ainda na cidade, meu nome e Estevao, minha mae e conhecida como doda Maria da Creche. Saudades, Saudades, Saudades

  • 73. Geeo Santos  |  maio 27, 2013 às 7:53 pm

    Amoo minha Cidade, Atualmente ela completou 140 anos, e completamos 04 mesês de Liberdade, Nosso atual Prefeito é o LUCRÉCIO GOMES. Esse sim é de Escada é da gente, Forasteiros nunca mais. É 40.

  • 74. Gabriela  |  junho 25, 2013 às 6:40 pm

    Oi gostaria de adicionar pessoas que moram em ESCADa-PE que tenham facebook tenho familia nesta cidade e acabei perdendo o contato ou se tiver numero das radios de la agradeço me procure no facebook gabrielainsira

  • 75. Ivson Câmara  |  julho 2, 2013 às 4:32 pm

    Terra maravilhosa…apesar de não ser escadense,tenho um carinho fantástico por essa cidade.Afinal passei parte da minha adolescência estudando no Ginásio Agrícola de Escada,..Turma de 1971. Saudades…

  • 76. PAULO ANDRE  |  julho 7, 2013 às 9:09 pm

    sou natural de escada toquei na banda da cidade na epoca,banda presidente tancredo neves nao sei como chama agora, pois faz quase vinte e sei anos que nao vou ate a cidade na epoca estudei na escola eraldo gueiro nao sei se existe esta escola ainda.na epoca era um diretor nao me lembro o nome dele,mas lembro do regente maestro da banda era WALTER, SERA QUE TENHO NOTICIA DELES.

  • 77. Juliana Araujo  |  setembro 8, 2013 às 11:46 am

    Boa Tarde,!
    Gente, sou estudante de Turismo e estou organizando viagem para locais menos conhecidos em nosso estado onde o atrativo principal é o Ecoturismo. Gostaria que a hospedagem fosse em Escada, gostaria de opções de hoteis e pousada (não tão caras, simples e confortavel ,para um grupo em media de 25 pessoas) e boa programação para noite. Desde já, grata! ;)

  • 78. Livia Valverde  |  dezembro 22, 2013 às 10:57 am

    Bom dia!!
    Estou de mudança para Escada e gostaria de saber se existem maternidades e creches nessa cidade. Poderiam me indicar? Obrigada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: