Moradores da orla de Piedade pedem obras para conter o avanço do mar

junho 18, 2009 at 10:12 am Deixe um comentário

Eles dizem que estudos já foram feitos, mas a prefeitura não está executando; pesquisa prevê a drenagem de algumas ruas e a retirada de um terço da areia acumulada perto da orla.

ORLA DE PIEDADEOs moradores do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, convivem com um sério problema ambiental: o avanço do mar. Para os moradores, é preciso fazer obras urgentes.

O pedido está na frente dos prédios e nas ruas: eles querem o início das obras previstas para conter o avanço do mar. “Os estudos já foram feitos, mas a prefeitura não está executando. Eles estão achando que esse problema é brincadeira”, reclama o engenheiro Mário Batistella.

Liderados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 60 Pesquisadores de universidades de todo o Brasil desenvolveram um projeto com soluções emergenciais para o problema. O estudo prevê a drenagem de algumas ruas e a retirada de um terço da areia acumulada perto da orla.

“A praia é formada pela areia. Quando tem erosão é porque a areia não está conseguindo chegar ao local”, explica a coordenadora da pesquisa, Tereza Araújo. “Com a análise, percebemos que a natureza não está conseguindo remover a areia para cá. A ideia é fazermos o que a natureza não consegue”.

Mesmo com a recomendação da pesquisa, a única coisa que a prefeitura fez até agora foi colocar pedras para proteger os prédios. “As pedras protegem o terreno, mas não devolvem a praia original. Elas ‘empurram’ a maré para o norte e transfere o problema para lá, mas a praia continua em desequilíbrio”, diz Tereza Araújo.

O secretário de Obras de Jaboatão dos Guararapes, Vavá Rufino, disse as obras atrasaram por causa do processo de licitação. “As obras de deslocamento de areia devem começar logo, na segunda-feira foi publicada no Diário Oficial do município”, afirmou. “Nesta semana, o prefeito deve emitir ordem de serviço para que comecem as obras”.

Nesta quinta-feira (18), representantes da prefeitura de Jaboatão e dos moradores se reúnem às 19h, na Faculdade Guararapes, para discutir as ações que serão realizadas para conter o avanço do mar.

Anúncios

Entry filed under: Política.

Eficiente e com Ronaldo matador, Timão vence o Inter e dá enorme passo para o tri Mapa mostra relevo submarino da região de buscas pelos destroços do voo 447

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

junho 2009
S T Q Q S S D
« out   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts