Mais de 500 mil estudantes participam do Sistema de Avaliação Educacional -SAEPE

novembro 26, 2009 at 9:13 am Deixe um comentário

Escola Municipal Presidente Tancredo Neves - Escada - PE

Quinhentos e trinta mil estudantes da 2ª, 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais e municipais de Pernambuco realizaram ontem as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2009. Os testes foram  aplicados no início do horário de aula em 6,4 mil unidades de ensino de todo o Estado. As provas de língua portuguesa e matemática devem ser respondidas em duas horas e meia.

O SAEPE faz parte do Programa de Modernização da Gestão Escolar, implantado pela Secretaria de Educação do Estado (SE) em 2007, como instrumento de avaliação da qualidade na Educação pública em Pernambuco. A avaliação externa é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) para analisar o nível de conhecimento nas duas   disciplinas. Os resultados das provas – associados às taxas de aprovação, repetência e abandono (fluxo escolar) verificadas pelo Censo Escolar – serão utilizados para traduzir, o desempenho escolar do estudante e a eficiência da escola na construção da aprendizagem.

Esse conjunto de dados constitui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Cada escola teve seu IDEPE calculado em 2008, a partir dele a SE vai analisar se as metas de elevação do rendimento de cada unidade, pactuadas no Termo de Compromisso entre a SE e a gestão escolar, foram alcançadas. É através do monitoramento do IDEPE que é concedido o Bônus de Desenvolvimento da Educação (BDE),  um incentivo financeiro para os servidores das escolas estaduais que atingirem pelo menos 50% da meta
estabelecida para a unidade de ensino.

Os resultados do exame também são uma ferramenta útil a gestão de cada escola, pois  oferecem um diagnóstico do desenvolvimento dos alunos de cada unidade de ensino, o que possibilita ao gestor redirecionar sua prática pedagógica e assim melhorar seu desempenho”, esclarece a secretária Executiva de Gestão de Rede Escolar, Margareth Zaponi.

Outros fatores intra e extraescolares são levados em consideração na aferição do desempenho escolar. Além de avaliar as competências e habilidades dos componentes curriculares língua portuguesa e matemática, o SAEPE ainda busca traçar um perfil socioeconômico e educacional do estudante, dos profissionais de educação (professor e gestor) e da Escola, em relação a sua infraestrutura e aos serviços oferecidos pela unidade. “Essas informações serão relatadas em questionários que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores no dia da avaliação”, segundo  a gerente de Avaliação e Monitoramento, Epifânia Valença.

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