Alcides, a derrota da vontade para a realidade

fevereiro 9, 2010 at 8:17 am Deixe um comentário

 

A morte do estudante Alcides é daquelas coisas que desilude qualquer pessoa. Era a vitória da perseverança, apesar de todas as adversidades.

A verdade é que viver em Pernambuco hoje é correr risco a todo momento. Não há lugar seguro. Não se pode sair às ruas, não se pode andar de ônibus, não se pode andar de carro, não se pode nem viver dentro de casa em paz. Segundo o PE Body Count, já são 386 assassinatos apenas este ano.Em uma sexta-feira em que toda a politicalha do Estado se espremia em bailes de carnaval como o Siri na Lata, implorando por uma notinha na coluna social, Alcides estava em casa estudando para garantir a oportunidade que ninguém daria a uma pessoa de sua origem.Negro, pobre, filho de uma catadora de lixo, Alcides era o exemplo de que ainda existe gente boa e vencedora neste país, apesar de tudo.Mas mesmo com toda a vontade, Alcides não conseguiu vencer a realidade desta tragédia que é viver em uma comunidade pobre em Pernambuco.É revoltante. A imagem do vídeo acima, mostrando a felicidade de Alcides e de sua mãe no momento do listão é de partir o coração.A violência em Pernambuco é algo fora do controle há tempos. Difícil é encontrar alguém que não tenha um amigo ou parente que não foi assassinado. Difícil encontrar alguém cuja vida não tenha sido colocada em risco em um assalto, ou um tiroteio em via pública.Me lembro que quando cheguei aqui, no ano de 1987, andava pelas ruas da cidade despreocupado, sem a menor preocupação de acontecer uma tragédia como a que acabou com a vida de Alcides.Ninguém pode mais fazer isso. É a completa falência do Estado.É realidade que o Governo pela primeira vez está se mexendo, e se esforçando para reduzir os homicídios, fazendo o Pacto pela Vida. Mas vá dizer isso a uma das 386 mães que tiveram o filho assassinado em 2010.Não tenho dúvidas de que os assassinos serão capturados, pois quando querem prendem. A repercussão do caso Alcides fala por si.É difícil dar repercussão a tantos assassinatos diários, mas é importante para fazer o Poder Público se envergonhar e correr atrás. Serão menos dois assassinos à solta. Só espero que não sejam soltos em pouco tempo, como grande parte dos marginais que são presos, pois monstros como esses merecem o máximo de justiça possível dentro da Lei.Como disse João Valadares, em seu artigo no PE Body Count, Recife está envergonhado.Hoje um colega de UFPE me disse algo que vale a pena refletir: esse país está muito pior do que 30 anos atrás.

Ele tem razão.

Que tristeza.

Autor: Pierre Lucena

Anúncios

Entry filed under: Política.

Quadro de Edu Matos evolui, mas ainda é grave Interrogatórios de réus e possível acareação com mãe de Isabella marcam 4º dia de julgamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Most Recent Posts