Cursos técnicos podem garantir melhor chance de emprego

maio 13, 2010 at 9:27 am Deixe um comentário

A procura das empresas por profissionais técnicos comprova que este caminho para conquistar o primeiro emprego tem tudo para dar certo

No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), 22 mil candidatos concorreram a 3.147 vagas no vestibular 2010. Essa é  uma demonstração de como os cursos técnicos despertam o interesse de muito mais jovens do que a escola pública pode receber. A procura das empresas por profissionais técnicos comprova que este caminho para conquistar o primeiro emprego tem tudo para dar certo.

“O Estado de Pernambuco está com um nível de desenvolvimento econômico muito maior do que o Brasil. Estamos em um momento muito feliz para o curso técnico, que vai colocar no mercado de trabalho um profissional com uma qualificação muito interessante”, falou a pró-reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

O Instituto oferece três modalidades de curso que são adotadas também por algumas escolas privadas: o integrado, onde o aluno cursa o Ensino Médio ao mesmo tempo em que recebe o aprendizado técnico; o sequencial, para quem já concluiu o Ensino Médio e, nesse caso, estuda apenas o conteúdo técnico; e o programa de educação de jovens e adultos, voltado para os que têm mais de 18 anos e precisam concluir o Ensino Médio e fazer o curso técnico simultaneamente.   

Os professores dizem que, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, muitas vezes vale a pena adiar um pouco o sonho de ir para a universidade. Optar por um curso técnico pode ser uma boa estratégia pra se posicionar melhor no mercado de trabalho.

“A vantagem é, enquanto ele estuda no Ensino Médio, recebe qualificação profissional. Nesse sentido, é muito interessante para o aluno, porque ele não está escolhendo só um curso técnico, ele está escolhendo uma carreira”, disse Anália.

Regina Falcão faz o curso de telecomunicações há um ano e meio, e vai poder programar centrais telefônicas e ajudar na manutenção das redes quando se formar, em agosto deste ano; ela está otimista quanto ao emprego. “Eu espero entrar no mercado de trabalho, fazer um concurso para alguma empresa de telecomunicação, e me situar”, contou.

André Cruz escolheu o curso de desenho industrial e sabe que o campo de trabalho tem muitas ofertas. “Não tem tanta dificuldade para o mercado. Então a gente não tem uma preocupação para arranjar um emprego porque o mercado está absorvendo muito rápido”, explicou.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem 10 escolas técnicas em Pernambuco. Na Região Metropolitana (RMR), elas ficam em Paulista, no Cabo de Santo Agostinho e nos bairros de Santo Amaro, Areias, Água Fria e Mangueira, no Recife. No Agreste: em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns, e no Sertão, em Araripina.

Entre os cursos das escolas do Senai estão o de alimentos, eletroeletrônica, construção civil, informática, madeira e mobiliário, refrigeração, química, segurança no trabalho, telecomunicações,  vestuário e moda.

Todo o ano é feita uma seleção para jovens entre 14 e 21 anos, que participam das aulas de graça. Os cursos pagos custam entre R$ 150 e R$ 450. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece 19 cursos nas áreas de hotelaria e turismo, enfermagem, estética e beleza, moda, informática, comércio varejista e idiomas. São 13 escolas no estado. Todos os cursos são pagos. O telefone de informações é o 0800-081-1688.

E quem também oferece cursos técnicos é a Secretaria Estadual de Educação, em 18 escolas de Pernambuco. “Vamos oferecer, no segundo semestre, os cursos subsequentes, que é quando o jovem já terminou o Ensino Médio, e os cursos concomitantes, que duram 18 meses, para quem cursa, paralelamente, o Ensino Médio”, contou o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra. Para outras informações, a Secretaria atende pelo telefone 3183-9783.

pe360graus

Anúncios

Entry filed under: Educação. Tags: .

Lista dos convocados para a Copa Morre Ronnie James Dio, ídolo do heavy metal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

maio 2010
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts