Exame é liberado e gabarito será divulgado hoje pelo MEC

novembro 12, 2010 at 4:03 pm Deixe um comentário

Justiça alega que poucos foram atingidos em relação ao número de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está valendo e o Ministério da Educação deve divulgar ainda hoje o gabarito das provas (http://enem.inep.gov.br/). O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que suspendia o exame, realizado no último fim de semana, que contou com a participação de 3,3 mil estudantes, segundo dados do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o País, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os erros verificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. Contudo, para o desembargador, a decisão da juíza Karla Maia, baseada “em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a dois mil estudantes”, prejudicaria todos os demais, o que afrontaria o princípio da proporcionalidade.

Ontem, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com pedido de suspensão da liminar, por entender que falha operacional, que resultou em erros de impressão em 21 mil cadernos amarelos das provas aplicadas no sábado, não configura quebra de isonomia. As provas do Enem são elaboradas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que assegura que os exames com novas questões tenham o mesmo grau de dificuldade, garantindo a isonomia substancial. Esse modelo de avaliação já é aplicado há 50 anos no mundo, em avaliações conceituadas.

Novo exame – A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela e devem realizar um novo exame. De acordo informações da assessoria do MEC, a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o advogado-geral, Luís Inácio Lucena Adams, devem participar de uma reunião no TRF5, no Recife, ainda nesta manhã, para conversar sobre o exame.

Redação Jornal Coletivo

Anúncios

Entry filed under: Educação. Tags: .

Tiririca ‘leu e escreveu’ em audiência, diz presidente do TRE-SP Entrega do IR 2011 começa em 1º de março, informa Receita Federal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2010
S T Q Q S S D
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts