Saiba como justificar o voto no dia das eleições

outubro 3, 2012 at 9:25 am Deixe um comentário

Portal EBC – TSE

Aprenda como justificar o voto (Reprodução/TV Brasil)

Todos os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral e não puderem votar no dia 7 de outubro devem fazer a justificativa eleitoral. O prazo para a entrega do documento é de 60 dias a contar da data do pleito. Mas de acordo com o TSE, o ideal é que o formulário seja entregue já no dia das eleições.

Como justificar o voto no domingo de eleições

Para justificar a ausência às urnas no dia da votação, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nas páginas da internet do TSE e TRE. No dia das eleições, o documento também vai estar disponível nos locais de votação ou de justificativa.

Imprima aqui o formulário de justificativa

Depois de preenchido, o formulário deve ser entregue em um dos locais destinados ao recebimento do RJE. No ato, o eleitor deve ter um documento oficial de identificação com foto.

Atenção: o eleitor que se encontrar no próprio domicílio eleitoral onde vota não pode justificar a ausência no dia da eleição. O RJE preenchido com dados incorretos não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

Como justificar após o domingo de votação

Quem não puder justificar o voto no dia das eleições terá prazo de até 60 dias para entregar o formulário em qualquer cartório eleitoral. O prazo é contado a partir da data de cada turno, já que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral.

Se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo turnos separadamente. A ausência no primeiro turno não impede que o eleitor vote no segundo turno.

Prazos: quem faltar ao primeiro turno tem até 6 de dezembro de 2012 para justificar a ausência. Já quem não puder votar no segundo turno deve procurar o cartório eleitoral até o dia 27 do mesmo mês.

O que pode acontecer para quem não justificar o voto

Cancelamento do título: o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida o título de eleitor cancelado. Importante: para efeito de cancelamento, cada turno é considerado como uma eleição;

Documentos: não é possível obter passaporte ou carteira de identidade;

Salários: quem não está quitado com as obrigações eleitorais não pode receber salários de serviços públicos ou de empresas que recebem verba pública governamental; o eleitor em débito também não poderá participar de concursos públicos, editais ou receber empréstimos do Governo.

Anúncios

Entry filed under: Política. Tags: .

Veja os deputados que votaram contra os professores em PE Bate Papo 14 no Bairro da Pracinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Most Recent Posts