Boato sobre abono extra do PIS gera correria a agências da Caixa

outubro 19, 2012 at 7:13 am Deixe um comentário

Um boato que começou no boca a boca e tomou grandes proporções nas redes sociais fez com que vários trabalhadores beneficiários do Programa de Integração Social (PIS) corressem às agências da Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (18), em busca de um suposto novo abono extra. O rápido interesse pelo benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 622), foi tamanho que a Caixa suspendeu o número da central de serviços por conta do pico de ligações.

Segundo as informações divulgadas nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut, e apuradas pela reportagem do Diario, os beneficiários que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2010 (governo Lula) teriam direito ao abono extra. As orientações repassadas de forma simultânea diziam, ainda, que os beneficiários deveriam se dirigir a um posto de atendimento da Caixa ou casa lotérica com o número do PIS ou ligar para a central de atendimento (0800 726 0207). Depois, bastaria confirmar os dados para saber o dia exato em que o dinheiro seria creditado na conta.

Muitas pessoas, inclusive, informaram que o crédito estaria disponível nesta quinta-feira (18). O repositor Helder da Costa Santos, 33, foi um dos que correram à agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife, em busca de informações sobre o suposto abono. Ele afirmou à reportagem do Diario que ficou sabendo do assunto através de amigos. Por isso, foi até à agência na hora do almoço saber mais detalhes.

“O que eu fiquei sabendo foi que trabalhadores com carteira assinada na época do governo de Lula iam receber esse dinheiro extra. Me disseram também que teria sido um erro de cálculo no pagamento do PIS. Eu nem cheguei a ligar para o número da central telefônica, mas já soube que o sistema estava fora do ar por causa das ligações a todo instante”, disse Helder. “Escutei o boato e vim conferir mesmo se existe dinheiro”, completou.

As informações gerais sobre o suposto abono extra eram totalmente desencontradas. O único ponto em comum, de acordo com a apuração da reportagem, era de que o benefício seria pago a quem trabalhou com carteira assinada de 2007 a 2010. “Eu liguei para a central telefônica e confirmaram o pagamento para hoje. Mas não sei se é do PIS normal, que eu já resgatei, ou se é mesmo um dinheiro extra. ”, disse a dona de casa Patrícia Ramos, 36. “Só vim até a agência para saber se é verdade mesmo”, destacou.

Com a propagação desenfreada das informações sobre o “benefício independente”, alguns internautas tratarem de desfazer o mal-entendido. Alguns sites chegaram a publicar que o aconteceu foi um erro no sistema da Caixa em relação ao pagamento do PIS para um determinado número de beneficiários, onde algumas empresas esqueceram de declarar a RAIS à CEF.

Em nota à imprensa, a Caixa informou que “são inverídicas as notícias divulgadas nas redes sociais e outros meios eletrônicos sobre um suposto novo benefício social a ser pago aos trabalhadores”. O banco reiteirou que “não solicita senhas, número de conta ou quaisquer outras informações confidenciais por redes sociais, e-mail ou SMS”. Quanto ao boato difundido nas redes sociais, a Caixa informou que “já adotou providências junto a autoridades policiais para apuração do caso”.

Anúncios

Entry filed under: Política. Tags: .

Internet Explorer 10 só rodará Flash em sites liberados pela Microsoft Santa Cruz perde do Águia e é eliminado da Série C

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Most Recent Posts