Eleitores de Rômulo-Pão com Ovo fazem protesto em Primavera e fecham a BR-101

janeiro 25, 2013 at 9:28 am Deixe um comentário

O grupo é contra a decisão do TRE de impedir o prefeito eleito de assumir o cargo. Em seu lugar assumiu Galego do Gás, o segundo colocado

b68597ebaa1d4707a27cb57b5424bfffEleitores do prefeito Rômulo César Peixoto, conhecido com Pão com Ovo (PRTB), eleito em outubro para comandar a cidade de Primavera, na Mata Sul do Estado, realizam um protesto, no início da manhã desta sexta-feira (25), e fecham a BR-101 nos dois sentidos. O grupo, de aproximadamente 500 pessoas, está revoltado com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de impugnar a eleição de Pão com Ovo e determinar que o segundo colocado no pleito, o Galego do Gás (PR), assumisse a prefeitura. Segundo informações de policiais rodoviários, o engarrafamento na área chega a dez quilômetros.

Os manifestantes utilizam pneus queimados para fechar a rodovia. A interdição começou às 5h. “O que aconteceu na eleição de Primavera é um absurdo. A vontade do povo nas urnas não está sendo respeitada. Pão com Ovo teve 50,46% dos votos válidos, ganhou do segundo colocado por uma diferença de 640 votos. Já que houve esse problema, o certo é convocar novas eleições, não impor à cidade que o candidato derrotado nas urnas assuma o cargo”, esbravejou João Manoel Pontual, um dos manifestantes.

O clima em Primavera é tenso desde que o desembargador do TRE Roberto Morais determinou, em decisão liminar tomada na última segunda-feira, que o segundo colocado deveria ser nomeado prefeito. Pão com Ovo foi enquadrado como “ficha suja”. Segundo colocado na eleição de outubro, o ex-prefeito Galego do Gás (PR) tomou posse em uma Câmara de Municipal praticamente vazia. Apenas quatro vereadores que o apoiam apareceram. O maior contingente era de policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), chamados para conter os ânimos da militância que tomava conta da principal avenida da cidade.

Na terça-feira (22), a energia foi cortada em todo o município. Pão com Ovo já estava trabalhando na prefeitura quando foi surpreendido com chegada de Adeíldo Gouveia da Silva, Galego do Gás. De posse de uma decisão de Márcio Araújo dos Santos, juiz da 31ª Zona Eleitoral, Galego tomou posse na Câmara de Vereadores e rumou para prefeitura, disposto a sentar na cadeira do rival.

A vice de Pão com Ovo, Tânia Barros, sustenta que a posse é ilegal, uma vez que, pela Lei Orgânica Municipal, ela somente pode ser concedida pelo presidente da Câmara de Vereadores, que estava ausente da cidade em virtude do recesso parlamentar. “Isso foi uma manobra para querer nos tirar da prefeitura antes desse processo terminar. Vamos recorrer da decisão quantas vezes for possível”, assegurou Tânia, que é advogada. Os militantes que apoiam Pão com Ovo querem uma nova eleição, porque entendem que, seja quem for o escolhido dele para disputar – foi eleito com 50,46% dos votos válidos – sairá vencedor.

Anúncios

Entry filed under: Política.

Prefeitura de Jaboatão investe R$ 500 mil na reabertura de Cine-Teatro Criança de 2 anos e estuprada e assassinada em Afogados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

janeiro 2013
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts