Recife registra primeiras mortes de feto e recém-nascido por chikungunya

julho 28, 2016 at 10:43 am Deixe um comentário

Feto morreu após mãe apresentar sintomas no último trimestre da gestação.
Já o recém-nascido era um menino e tinha apenas 15 dias de vida.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório de São Paulo (Foto: AP Photo/Andre Penner, File)Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya (Foto: AP Photo/Andre Penner, File)

A capital pernambucana registrou a primeira morte intrauterina por chikungunya. O feto, um menino, tinha 38 semanas quando foi a óbito em fevereiro. A secretária-executiva de Vigilância em saúde do Recife, Christiane Penaforte, ainda confirmou a primeira morte de um recém-nascido pela arbovirose em março deste ano. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (28), após confirmação laboratorial dos casos.

O feto não tinha sinais de algum tipo de malformação, ainda segundo Penaforte. A mãe, de 30 anos, é moradora do bairro da Arruda, Zona Norte, e apresentou os sintomas da arbovirose no último trimestre da gestação. Ela reclamava de dores articulares e manchas na pele. O bebê em formação morreu três dias após o surgimento dos sintomas.

Com a novidade, a secretária-executiva adianta que o município terá que reforçar sua política de combate e prevenção as arboviroses. “Tudo isso é novo e faz com que a gente precise redobrar a atenção com as gestantes, reforçar a necessidade do pré-natal. A orientação é a mesma, mas o cuidado é redobrado”, esboça preocupação.

Já o recém-nascido morto em março era um menino e tinha apenas 15 dias de vida. Ele era morador do bairro da Estância, Zona Oeste. A Secretaria de Saúde do Recife ainda investiga a morte de um menino de um mês e oito dias na Campina do Barreto, Zona Norte.

“É uma doença nova para todo mundo e a gente sabe que a chikungunya traz muitas dores, incapacidade e pode levar ao óbito. Então, como tudo é muito novo, estamos em alerta enquanto estudamos a doença. Por isso, é preciso que as gestantes e a população em geral continuem com o repelente, usem roupas que cubram mais o corpo e evitem locais com muito mosquito”, orientou Penaforte.

 

Anúncios

Entry filed under: Política.

WhatsApp está prestes a sofrer um novo bloqueio no Brasil PARTIDO DA REPUBLICA APRESENTA MARY GOUVEIA Á PREFEITURA DE ESCADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2016
S T Q Q S S D
« mar   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts